Animação VGA

Animação VGA

No modo VGA a tela é dividida em pontos (pixels) que são separados por linhas e colunas. Geralmente a imagem possui 480 linhas e 600 colunas e somente um pixel é aceso de cada vez. Para formarmos uma tela, utilizamos o efeito da  persistência da visão utilizado também no projeto Multiplexação de display de 6 algarismos.É extremamente recomendável que leia-se a página do Padrão de Cores VGA pois este projeto está intimamente ligado a ele.

O projeto descrito a seguir é um exemplo de circuito lógico sequencial, descrito em VHDL e simulado software ModelSim®-Altera, utilizando um testbench.

 

 

Os equipamentos necessários para a implementação do projeto são:

  • 1x Kit CPLD 7064;
  • 1x Monitor com porta VGA;
  • 1x Placa de interface VGA;
  • 1x Adaptador para matriz de contatos

Lógica de Funcionamento

Este projeto difere do Padrão de Cores em apenas dois aspectos. Possui um contador de baixa frequência e um mutiplexador que avalia o estado da contagem.

Figura 1 – Diagrama de blocos

Animação

Um bloco conta os pulsos do clock de baixa frequência (Clock2). O valor do contador é transmitido pelo sinal Tela, que varia de 0 a 5 e é lido pelo bloco Padrões.

 

 

Padrões

Um mutiplexador seleciona o tipo de padrão a ser mostrado no monitor a partir do valor (Tela) apresentado pelo contador.

 

 

Outros blocos

Outros blocos, simulação e montagem do projeto são iguais ao projeto Padrão VGA.

Arquivos de Projeto

 

Para o download do projeto completo, clique aqui.

O arquivo está no formato “zip”, e inclui, entre outros:

– O arquivo de projeto do Quartus , no formato “.qpf”

– A descrição no formato VHDL , no formato”.vhd”

– O arquivo para gravação do CPLD, no formato “.pof”.

– O test bench utilizado na simulação , no formato “.vhd”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *