Portal - FPGA para Todos

Monte o Seu

Monte o Seu

Nesta sessão mostraremos como montar os kits utilizados nos exemplos do portal, apresentando dicas de solda e posicionamento dos componentes, passo a passo. A partir de tutoriais será possível construir seus kits para uso didático, etc. As placas serão montadas em PCI (Placas de Circuito Impresso) e o arquivo para fabricação de cada PCI será disponibilizado gratuitamente no portal.

A placa e seus componentes pode ser barateada se for obtida ou construída em maior quantidade, para um grupo de alunos de uma turma. A um menor custo o aluno pode eventualmente adquirir uma maior quantidade de alguns dos periféricos, viabilizando uma maior quantidade de experimentos com os kits. A experiência de montagem da placa pode ser incluída no programa de ensino de um curso, como em um treinamento, ou em alguma disciplina específica.

Problemas Mais Frequentes

  • É comum soldar a barra pinos torta; procure mantê-la firme a 90° da placa na soldagem dos primeiros pinos;
  • Preste bastante atenção para não soldar os componentes em uma posição errada. Observe a serigrafia que é expressada na PCI, pois ela serve de referência nas montagens;
  • Cuidado com o excesso de solda, que pode provocar curto-circuitos na placa.

Dicas Gerais

  • Ao soldar a barra de pinos, retê-la pelos pinos mais distantes do pino que está sendo soldado, para não se queimar;
  • As barras de pinos de 90º são facilmente soldadas em superfícies planas, pois garante-se a altura e a simetria dos pinos;
  • Solde os componentes bem rente a placa correspondente;
  • Solde resistores de acordo que facilite a leitura de seus valores;
  • Evite aquecer demais o componente, pois alguns são sensíveis à temperatura;
  • Solde os jumpers de seleção do kit corretamente (você pode usar um pedaço de um terminal de componente, como resistor ou capacitor, cortado);
  • Certifique-se que os componentes estão funcionando, como CIs, LEDs, displays e transistores, antes de soldá-los.

Placas

Lembrando que para uma compra grande de componentes os preços diminuem. Recomendamos que faça isso, ou procure um estabelecimento com preços mais acessíveis.

Obtendo sua PCB

Cada artigo possui um link com o arquivo GERBER da respectiva placa, com este arquivo você pode encomendar as placas de seu fabricante de preferência.

O projeto FPGA para Todos já homologou a fabricação das placas nas seguintes empresas

Testes de Funcionamento Geral

Os testes apresentados nesta sessão devem ser feitos em todas as placas, para garantir que estão funcionando corretamente e para evitar que danifiquem outras placas. O primeiro teste a ser feito é verificar se os pinos de VCC e GND de cada conector estão conectados. Para isso, selecione a opção de continuidade do multímetro (simbolo do diodo) e conecte uma ponteira a um VCC e a outra ao VCC do outro conector, como na foto. Faça o mesmo entre GND/GND. Se estiver tudo certo, o multímetro acusará conexão.

Figura 1: Teste de Conexão entre VCC/VCC

O outro teste a ser feito é o de curcto-circuito entre VCC e GND. Para isso, selecione a opção de continuidade do multímetro (simbolo do diodo) e conecte uma ponteira a Vcc e uma ao GND, como na imagem, repita o procedimento para os outros pinos de VCC e GND. Se estiver tudo certo, o multímetro NÃO acusará conexão.

Figura 2: Teste de Conexão entre VCC/GND

O terceiro teste a ser feito é o teste de curto-circuito entre pinos. Ainda com o multímetro na posição de continuidade, conecte uma ponteira no primeiro pino e percorra os outros pinos com a outra ponteira para verificar se existe algum curto entre pinos. Após testar o pino 1, teste o 2 e assim sucessivamente. Se estiver tudo certo, o multímetro NÃO acusará conexão, quaisquer sejam os pinos do mesmo barramento.

Figura 3: Teste de Conexão entre Pinos

Quem está Online

Temos 33 visitantes e Nenhum membro online

Apoio

Login Form

 

Artigos Relacionados