Monte o Seu: Display 7 Segmentos

Módulo Periférico Display 7 Segmentos

Figura 1: Periférico Display de 7 Segmentos e Componentes

Figura 2: Placa Display de 7 Segmentos Montada (Anodo Comum)

Neste artigo disponibilizamos um tutorial de montagem do Módulo Periférico Diplay 7 Segmentos, utilizado na elaboração de projetos. A montagem da placa é bastante simples, basta acompanhar o tutorial disponibilizado neste artigo. Para saber sobre o funcionamento desse módulo, leia mais sobre o mesmo no artigo “Placa de Display de 7 Segmentos”.

Problemas mais Frequentes

  • Inversão COM-AND e COM-CAT;
  • Posicionamento incorreto do display de 7 segmentos.

Dicas Montagem

  • Posicione os resistores de acordo com a leitura de cores, da esquerda para direita, facilitando a leitura do valor resistivo;
  • Solde um pedaço de terminal de componente cortado, como o resistor, na ilha apropriada para determinar a escolha da montagem (COM-AND ou COM-CAT);
  • Tome como base a serigrafia para não soldar o display de modo inapropriado.

Tabela de Componentes

Aqui se encontra uma tabela com as especificações dos componentes que são usados nesse módulo.

Especificação de Componenetes – Periférico Display 7 Segmentos

Segue abaixo o gerber, arquivo para fabricação da placa, na extensão “.zip”.

Gerber_Placa Display 7 Segmentos.zip

Tutorial Montagem

Segue abaixo o tutorial sobre a montagem do módulo periférico display de 7 segmentos; para ampliá-lo clique aqui ou sobre ele.

{swf}Montagem_Disp7s_final|480|320|1{/swf}

Tutorial de Montagem: Módulo Periférico Display de 7 Segmentos

Teste de Funcionamento

Certifique-se de já ter feito os primeiros testes de continuidade entre VCC/GND e entre pinos, indicados nos testes de funcionamento geral.

O teste será realizado com o uso do multímetro, na opção de continuidade (símbolo do diodo). Coloque a ponteira vermelha na posição VCC da placa, onde está indicada pela serigrafia. Já a outra ponteira (preta) irá no outros pinos fazendo que acenda o segmento do display correspondente ao pino testado. A imagem 3 mostra como deverá ser realizado esse teste para verificar o funcinamento da placa soldada.

Figura 3: Teste de Funcionamento

Tomando nota que esse teste será feito para um módulo do tipo anodo comum, caso monte uma placa catodo comum o teste terá que ser invertido, ou seja, a ponteira preta será posta no GND e a vermelha passará pelos pinos. Fique atento, se dois segmentos acederem juntos, quando há somente um pino em contato com VCC (anodo comum) ou GND (catodo comum), há curto entre pinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *