Placa de LEDs

Placa de LEDs

Placa_leds

Figura 1 – Placa de LEDs (Anodo Comum)

A placa de LEDs pode ser utilizada tanto da forma anodo comum quanto da forma catodo comum, porém esta opção precisa ser realizada no momento da montagem da mesma. Esta opção determina a forma como os LEDs vão ser acionados, se você deseja acender o LED enviando o valor “0” utilize-a como anodo comum ligados a Vcc (5V), mas caso você queira acender enviando o valor “1” utilize-a como catodo comum ligados a GND(0V), ambas opções com resistores para limitação de corrente.

Descrição Geral e Funcionamento

A Figura 2 abaixo mostra o diagrama esquemático, feito no software Proteus, tanto para anodo quanto para catodo comum da placa, que é bastante simples. Observe que a placa é alimentada através do barramento de dados, pode ser alimentada externamente ou pelo kit de PLD ou de microcontrolador.

leds_esquematico_proteus

Figura 2 – Diagrama Esquemático

Se você não possuir uma placa de LEDs em mãos, pode realizar uma montagem em matriz de contatos que apresenta as mesmas funcionalidades da placa de leds. Observe a montagem na Figura 3.

ledsac_matriz    ledscc_matriz

Figura 3 – Montagem na Matriz de Contatos para anodo comum (esquerda) e catodo comum (direita)

Com todos os LEDs conectados pelo anodo ao Vcc, qualquer deles será aceso se o seu catodo for conectado a um potencial mais baixo (GND), com a corrente limitada adequadamente. Porém com todos os LEDs conectados pelo catodo ao GND, qualquer deles será aceso se o seu anodo for conectado a um potencial mais alto (Vcc), também com a corrente limitada adequadamente.

Na Figura 4, por exemplo, mostra-se como acender apenas os quatro LEDs da esquerda com eles conectados pelo anodo ao Vcc, aplicando-se aos seus pinos correspondentes nível lógico baixo, enquanto os demais recebem nível lógico alto. Além disso, a Figura 4 também ilustra que se determinarmos o mesmo nível lógico para os LEDs conectados pelo catodo ao GND, acenderemos os quatro LEDs da direita.

ledsac_acesos_matriz     ledscc_acesos_matriz

Figura 4 – Acendendo LEDs para anodo comum (esquerda) e catodo comum (direita)

Escrevendo a mesma palavra em uma porta com a placa de LEDs conectada o resultado será o seguinte.

placa_ledsac_acesoplaca_ledscc_aceso

Figura 5 – Palavra binária na Placa de LEDs para anodo comum (esquerda) e catodo comum (direita). Ilustração feita no Fritzing.

A utilização da placa de leds é muito util para realizar contagens ou apresentar o status de um processo que esteja rodando.

Simulação

Segue abaixo um link com o arquivo do software Proteus para simulação desta placa. A Figura 6 ilustra como funciona a simulação, onde você precisa determinar o nível lógico de cada LED para acendê-lo ou apagá-lo. Observe o que acontece nos LEDs de cada placa simultaneamente.

Simulação no Proteus

Figura 6 – Simulação

Arquivo de Simulação

Link para versão de demonstração do Proteus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *